20.9.13

La Parisienne - a corrida mais linda da minha vida!

Fim de semana passado tb foi de corrida. Mas desta vez foi uma corrida muuuuuito especial. Foi em Paris!!!!
Sim darlings, gazelas em Paris!!
Eu acompanho o site do Correr pelo Mundo(http://www.correrpelomundo.com.br/).  Passeando pelo site, vi as corridas pelo Mundo mas, me concentrei mesmo nas corridas em Paris. Uma das que mais me chamou a atenção foi a La Parisienne(http://www.la-parisienne.net/).
O percurso, a data, o site... Tudo parecia tão convidativo!


A La Parisienne já está na sua 17. edição e o país homenageado deste ano foi o Japão. 
As inscrições podem ser feitas pela internet e, após o pagamento e o envio do atestado médico(sim, para corridas na França vc precisa provar q está apto para a prática esportiva!) chega a sua confirmação com carteirinha de  participação e um documento com seu número de corrida para retirada do número e bolsa com os esperados "presentes" .
A Village montada no Champ du Mars em frente a École Militaire ficou linda! Tudo mega organizado para a retirada dos números, os stands dos patrocinadores, pontos de venda e o palco para animação dos participantes o fim de semana inteiro! Tudo tematizado! 


Depois de devidamente numerada e visitinha na Village feita, Paris nos aguardava! 

A preparação voltou com força total no domingo de manha com o café da manhã de corredor #sóquenão: croissants, baguette, geléia, ovos, suco de laranja e café com leite - típico parisiense e mega rico em gorduras e carboidratos! Ninguém q estava no mesmo café que a gente teria uma crise hipoglicêmica durante a prova. 


Aqui o pessoal da animação estava cuidando para que as corredoras tivessem um aquecimento mega animado!!!! 



Tão sentindo esse sol brilhante? Mais uma das surpresas q Paris nos reservou: depois de uma sexta nublada e um sábado chuvoso, o domingo nos reservou um sol maravilhoso(ainda frio, mas divino!) e um céu azul sem fronteiras durante todo nosso percurso.


Foram mais de 28000 participantes, 99% mulheres, de todas as alturas, pesos e condições físicas. Corredoras, amadoras e wannabes. Dá pra imaginar a muvuca??
Eu já tinha em mente q a largada seria confusa, aquele pega-pra-capar muito comum em provas cheias. Pra minha surpresa, a largada foi dividida em pelotões de mais ou menos 100-150 participantes q saiam a cada 6 minutos.
A largada do primeiro pelotão foi as 9:45 hs. Esperamos mais ou menos 90 minutos pela nossa vez. Tirando o friozinho matinal, o clima era de muita animação, uma energia incrível pairava no ar. Aquela multidão, o pessoal da animação(q por um acaso, eu nao entendia uma palavra!), a torre atras de nós,  os balões voando pelo céu, a cada 6 minutos uma contagem regressiva, a vontade louca de largar e começar a correr sem parar...





O começo nao foi nada fácil, depois de ficar mais de uma hora parada após o aquecimento, o espaço para voltar a aquecer era limitado pelas cordas e pessoas e, nao conseguíamos fazer  muito além de pulinhos no lugar(eu nem isso por conta da minha pata machucada!).
Depois de uns 400m, veio a primeira subida. O que já representa uma dificuldade e tanto para os mais inexperientes. Muitas q nos ultrapassaram durante a reta tentando impor um ritmo mais forte no começo da corrida, foram ficando para trás. Veio a descida, as pessoas na lateral animando as participantes, os grupos de percussão, as retas e logo a primeira grande curva: a avenida q corta Paris às margens do rio Sena. E logo ela apareceu: a torre Eiffel!



Foi uma emoção tão grande correr com essa paisagem! Nao dá pra descrever em palavras!

Mas, alegria dura pouco e os túneis começaram a aparecer. Um dos mais interessantes foi esse abaixo. Uma discoteca montada embaixo do túnel, gente!!!! Com música eletrônica no talo, jogo de luzes, dj animando as corredoras, globos de espelho... O máximo!



Depois do túnel dançante veio a subida, a reta, a curva e mais uma ponte. Gente, incrível a organização e a animação do local. Muita gente na rua aplaudindo e animando as corredoras, muitos grupos de percussão, dança, tinha até uma Big Band!!! Cada 30m renderia um clique!
E lá apareceu ela novamente, o indicador que nossa corrida em breve se aproximaria do fim.


Entramos pelo bairro e fomos correndo em direção a torre, o Campo de Marte, a chegada!!!! 
O movimento de corredoras começou a aumentar, aos poucos o pessoal começou a cansar e os paredões apareceram. Um horror pra quem quer ultrapassar e manter o pace. 

Os fotógrafos oficiais apareceram e o sorriso colgate junto. Faltava menos de 1 km!!

Quando o retão final apareceu, Cissa e eu demos as mãos. Cruzaríamos a chegada juntas, lado a lado. 6,7 km em menos de 40 minutos! Vitoria com gosto parisiense.
Pra quem corre, esse tempo nao é realmente representativo mas, para nós, amadoras, fotografadoras, curtidoras de paisagem e eu com o pé machucado, foi o tempo da gloria! Quem corre comigo, sabe q eu gosto sempre de começar uma corrida com um objetivo: gosto de poder desafiar o relógio e o meu corpo. Correr atras daquele segundo a menos, sabe? E para minha surpresa, corrermos praticamente 5 minutos abaixo da minha estimativa. Tinha planejado correr num tempo honesto de 45 minutos, sem muitas cobranças por conta do meu pé. 
A vitoria teve um gosto ainda mais especial...

Gente, acreditem se quiser: esta é a minha primeira medalha!!! 






Com certeza nao foi a minha melhor corrida mas, com toda certeza a mais linda! Aquela q eu jamais esquecerei!

4 comentários:

  1. Aninha que post lindo!!!
    Sua energia era contagiante e confesso que fiquei emocionada com sua narrativa :)

    Vc e Cissa são umas queridas :)

    Parabéns!!!!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito fazer essa corrida, a minha empresa estava patrocinando, mas estava de férias e perdi a data das inscrições (da empresa). Só se fosse fazer por mim mesma, mas aí estaria sozinha e acabei desistindo :( fica para a próxima vez!!!

    ResponderExcluir
  3. Senti o fôlego e a emoção de vcs daqui! :)
    Fevereiro e Berlinale estão chegando, hein?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Uau....quero muito ser como vc. Quanta energia!!
    E correr com a torre eiffel de companheira deve ser muita emoção.
    Beijos

    ResponderExcluir